Livros Publicados

Confira os livros de minha autoria e co-autoria escritos para profissionais assim como para crianças e adultos utilizarem em casa.
Temáticas de educação parental, resiliência, regulação emocional, hábitos saudáveis, transtornos de ansiedade e mindfulness entre gerações.

Aprendendo a amar os seus Dragões. Uma linguagem sobre emoções. Mindfulness entre gerações.

As autoras constroem a linguagem dos três Dragões, trazendo a neurociência ao imaginário infantil e familiar. Uma aprazível e inteligente maneira de superar as dificuldades emocionais e encontrar soluções sadias para as tensões do desenvolvimento e da vida das famílias.

Autoras: Raquel Lhullier e Tamara Russell

PAUSA NO COTIDIANO: REFLEXÕES PARA PAIS EDUCADORES E TERAPEUTAS

No livro Pausa no cotidiano abordo no texto aquilo que cada vez mais é importante no contexto familiar: uma educação socioemocional com foco preventivo que interessa aos pais e também aos profissionais da área da saúde e da educação. Não existe receita de bolo, mas existem sim, inúmeras pesquisas e trabalhos que evidenciam aquilo que pode ser saudável no núcleo familiar e promover o bem-estar entre cuidadores e seus pequenos em fase de desenvolvimento

Autora: Raquel Barboza Lhullier

O NASCIMENTO DO AMOR

No universo das emoções, é preciso que tenhamos um olhar revelador. Este livro desvenda o amor, como ele nasce e cresce, como é o seu corpo e o seu modo de comunicação. Na dose certa, favorece relações saudáveis; no exagero, surgem relações de extrema dependência, insegurança e apego excessivo e na sua ausência estão as maiores fontes de patologia. O amor, na sua forma mais pura e saudável, proporciona crescimento com segurança e confiança em si mesmo e nos outros.

Autoras: Raquel Barboza Lhullier e Marina Gusmão Caminha

E AGORA? COMO FALAR QUE
ALGUÉM DA FAMÍLIA ADOECEU

Este livro tem como objetivo ajudar adultos e crianças a conversarem sobre o diagnóstico e informações a respeito do câncer de algum familiar ou pessoa próxima. Ele abranger algumas emoções, pensamentos e comportamentos que podem surgir diante deste diagnóstico. Uma nova tomada de consciência sobre hábitos, fatores de risco e proteção, e clima emocional na família, incentivando o trabalho em equipe e maior transparência com a criança, numa linguagem pictórica e de fácil compreensão.

Autores: Raquel Barboza Lhullier e Alfredo Cardoso Lhullier

TRANSTORNOS PSICOPATOLÓGICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Escrito por várias mãos, este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste, em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais.

Autores: Luciana Tisser (org.) e colaboradores

ENCONTROS PARA ALÉM DA PSICOTERAPIA – CRÔNICAS PARA LER NA ANTESSALA

Partindo do pressuposto de que os psicoterapeutas são, também, pessoas, o livro Encontros para além da psicoterapia lança luz ao cotidiano, devaneios, ansiedades e anseios do profissional de psicoterapia cognitivo-comportamental dentro e fora do consultório.

Autoras: Carmem Beatriz Neufeld e Mônica Balejo Canto

LUZ, CÂMERA E AÇÃO: FILMES NA PRÁTICA CLÍNICA INFANTIL

Esta obra é um recurso de intervenção ou estratégia complementar no processo terapêutico infantil. Trabalhar com o universo infantil requer dinâmicas envolventes e motivadoras.

Autoras: 

Vanina Cartaxo e colaboradores

QUAL A COR DO SEU PRATO?: HÁBITOS SAUDÁVEIS E ESCOLHAS CONSCIÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia.

Autoras: Raquel Barboza Lhullier e Angélica Ozório Linhares

BARALHO ABCDE Estratégias de educação parental

 “O Baralho ABCDE abrange os conceitos de Amar, Brincar, Comer, Dormir e Estudar e pode ser utilizado por pais de crianças, independentemente de sua faixa etária, que buscam subsídios em educação parental, bem como por terapeutas que desejam desenvolver estratégias em educação parental coadjuvantes ao processo terapêutico. Também pode ser aplicado por terapeutas e profissionais de formação multidisciplinar para fins de educação parental, exclusivamente.”

Autores: Renato Caminha, Marina Caminha e Raquel Lhullier

Como ajudar uma pessoa dependente de drogas

No Brasil, estima-se que pelo menos 28 milhões de pessoas tenham um familiar dependente químico. Essa cartilha tem o objetivo de ajudar as famílias e pessoas no convívio com os dependentes. O desgaste emocional e as consequências negativas do uso de drogas levam familiares a situações de conflito, na maioria das vezes, por falta de novas habilidades e estratégias para oferecer ajuda eficaz.

Nesse material, há uma série de procedimentos e orientações que representam novos caminhos para auxiliar casos de dificuldades entre os dependentes químicos e seus familiares, como comunicação assertiva, como lidar com expectativas e frustrações, prática de mindfulness (atenção plena) e regulação emocional (equilíbrio emocional). Ao fim, há também a indicação de grupos de apoio à família.

Conteúdo e texto original:
Maria Fatima Rato Padin
Alfredo Cardoso Lhullier
Raquel Franck Barboza Lhullier
Marina Gusmão Caminha
Renato M. Caminha
Ronaldo Laranjeira