Mindfulness

SOBRE O MINDFULNESS

Mindfulness é viver consciente do momento presente, sem julgamento e intencionalmente. Constantemente temos reações emocionais automáticas e a prática de mindfulness nos ajuda a identificar quais são as nossas reações e hábitos mentais que muitas vezes nem percebemos por nos encontrarmos no piloto automático. Através do treino de mindfulness podemos perceber o que da nossa atenção pode se transformar na nossa realidade, nos ajudando a sermos menos reativos, mais atentos e mais confiantes ao aceitar a nossa própria realidade.

MINDFULNESS COM CRIANÇAS

As crianças logo que nascem possuem o olhar totalmente atento, ao momento presente em real conexão consigo e com o mundo. Mas elas estão crescendo e vivendo em tempos incertos assim como nós.  A vida moderna está cada vez mais ligada a distrações, julgamentos e reatividade.
Ao desacelerarmos permitimos observar a tudo com mais detalhes. Mais detalhes nos proporcionam experiências mais profundas e conectadas. Perceber nossas próprias emoções, observar o nosso próprio corpo com sabedoria é um aprendizado universal e fundamental.

Mindfulness com crianças podem ser agregadas a ambientes clínicos, educacionais e utilizadas em casa com seus propósitos e intenções bem estabelecidos fazendo parte de um todo. O primeiro passo é a prática pessoal por parte do adulto.

MINHA TRAJETÓRIA

Iniciei meus estudos, cursos, workshops e práticas pessoais em 2013 com a intenção de trabalhar o foco e manejo de ansiedade. A partir das práticas pessoais, ao lado do meu marido e com o nosso filho ainda pequeno, em busca por evidências científicas fui percebendo o quanto Mindfulness poderia ser acrescentado na prática clínica e beneficiar tantas famílias. Como terapeuta infantil fui em busca de estudos e protocolos que atendessem a demanda clínica. Foi quando encontrei o grupo de Mindful Schools da Califórnia voltada ao ambiente escolar.

Participei de Workshop de três dias pelo Compassionate Mind Foundation

com Dr Paul Gilbert, Dra Hannah Gilbert e Dra Marcela Mattos em Derby (Inglaterra)

Sou membro do grupo Iniciativa Mindfulness, portal que reúne profissionais de todo o Brasil que trabalham com diversos eixos dentro do Mindfulness, pautado em valores, com a intenção de agregar profissionais, oferecer serviços de mindfulness com qualidade e ética e apresentar o mindfulness para as pessoas interessadas no tema.

DRA TAMARA RUSSELL & RAQUEL LHULLIER

Em 2017 conheci a Dra Tamara Russell, durante minha formação (em Body in Mind Training) com duração de três anos, na cidade de Porto Alegre, sendo um grande marco na minha vida pessoal e profissional. A Dra Tamara é autora do protocolo BMT que é baseado na neurociência e na psicologia, ele é construído dentro do universo da corporeidade que é um universo muito familiar para as crianças.

Diante dessa percepção e meu processo intenso de práticas pessoais e autocuidado, nasceu a parceria com a Dra Tamara Russel.

Vivemos intensos momentos nesta trajetória em cada encontro online e presencialmente, guiando juntas grupos de famílias e crianças em Portugal (Setembro de 2018), Londres (Maio de 2019) e Pelotas (Outubro de 2019).

No ano de 2019 também ministramos presencialmente atividades com profissionais no Congresso Concriart em Porto Alegre e profissionais da área da educação e crianças dentro da escola despertando essa linguagem validante emocionalmente que instrumentaliza a todos para os desafios do cotidiano. Nossa equipe foi aumentando e lançamos o livro “Aprendendo a amar os seus Dragões. Uma linguagem sobre emoções. Mindfulness entre gerações.” Raquel Lhullier & Tamara Russell, Ed. do autor 2020

Seguimos nossos encontros semanais com a equipe que está crescendo e com os projetos online oferecendo suporte e grupos para profissionais das áreas da saúde, educação e famílias, tanto na Inglaterra como no Brasil.

Durante o período da pandemia, além dos grupos que oferecemos online apresentamos juntas o trabalho dos Dragões no Congresso com sede no Canadá, chamado: A mindful Society 2020 e assim como o Concriart 2020

 

SOBRE A DRA TAMARA RUSSELL

A Dra. Tamara  Russell é visiting Lecturer no King´s College de Londres e colaboradora frequente do Royal College of Psychiatry do Reino Unido. Tamara é Psicóloga , neurocientista, doutorada em Psicologia. Como psicóloga clínica, artista marcial e neurocientista, a Dra Tamara trabalha internacionalmente como inovadora em uma variedade de ambientes, incluindo empresas, educação, criatividade e saúde em todo o mundo com um foco particular no cuidado com os prestadores de cuidados.Tamara dividiu o palco Dalai Lama no Brasil em 2011, Suas metodologias informadas em neurociência ajudam os clientes a entender em um nível mais matizado os “fatores humanos” que influenciam o desempenho. Diretora do Mindfulness Centre of excellence.

 

QUAL A COR DO SEU DRAGÃO?

 

PROJETO INTERCULTURAL E TRANSGERACIONAL

 Criado pela neurocientista britânica Dra. Tamara Russell e pela psicóloga brasileira Raquel Lhullier o trabalho intercultural e entre gerações: “Qual a cor do seu Dragão?” fornece ferramentas práticas e acessíveis para facilitar o diálogo emocional entre gerações.  É um método lúdico, simples e profundo, baseado em sólidos modelos teóricos psicológicos e neurocientíficos, assim como nas trajetórias profissionais das autoras.  Sua base teórica combina os modelos teóricos: do Dr Paul Gilbert, o modelo Wendy Hasenkamp da rede tríplice de um momento mindful, o Body in Mind Training da Dra Tamara Russell e o modelo de Domínios Familiares de Jonathan Hill.

 

SOBRE O LIVRO APRENDENDO A AMAR OS SEUS DRAGÕES

Aprendendo a amar os seus dragões foi escrito a quatro mãos: Tamara Russell e Raquel Lhullier, apoiado por uma rede internacional de profissionais e inovadores em Mindfulness. Recebemos muita inspiração de nossas famílias, amigos, pacientes e mestres. Nossa gratidão! O livro de 160 páginas é todo ilustrado para adultos e crianças, com práticas e orientações científicas com uma linguagem simples. O conteúdo é um tributo a cada criança e adulto que já vivenciou algum tipo de sofrimento e a todos que inevitavelmente irão encontrar desafios em suas vidas! Atenção plena em movimento, no cotidiano e situações de emergência.

Percebemos a necessidade dos pais, cuidadores, educadores e crianças terem uma maior conexão consigo mesmas (suas experiências emocionais, vozes compassivas e autocuidado) assim como a criação e manutenção de espaços de cuidado com o outro (compaixão).

O primeiro passo para quem deseja explorar o universo dos Dragões é praticar consigo mesmo, entre em contato conosco para saber de cursos que oferecemos com este suporte, de ação, reflexão e aprendizagem.

“É mais do que um livro, é um estilo de vida.”

Caso você deseje fazer parte da comunidade dos Dragões entre em contato conosco.

Depoimentos